BOM DE TOCAR: A música de Ricardo Silveira

A música de Ricardo Silveira é a trilha sonora da minha vida. É a primeira referência que tenho de música, de performance ao vivo e de estúdio. Como filho, pude testemunhar diversos dos feitos de sua carreira e fui influenciado a ponto de escolher a música e o mesmo instrumento como profissão.

Era uma vontade antiga ter esse material escrito e formatado em um livro, não só para que eu pudesse tocar, mas para que pudesse ser tocado e apreciado pelo maior número possível de pessoas interessadas. Mais ainda, entendi como algo que precisava ser feito. Afinal de contas, a música precisa continuar quando nem eu nem ele estivermos mais aqui para contar a história.

 

Quis o destino que eu pudesse juntar essa vontade com outra, a de fazer um mestrado em música, e essa junção me deu uma meta e um prazo. Incentivos essenciais para qualquer realização.

Além de tornar acessível esse repertório tão rico, queria também deixar registrado um pouquinho da trajetória do artista. Para isso, fizemos uma dinâmica de entrevistas ao longo do processo em que o objetivo foi resgatar o máximo de suas vivências musicais, bastidores de gravações, ideias sobre seu repertório e a repercussão deste à época de seus lançamentos. Até porque, em mais de quarenta anos de dedicação à música, o que não falta é história.

Pedro Silveira

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube